Da Agência CNI
Brasília – O desempenho da indústria brasileira em agosto confirma a expansão da atividade econômica neste ano. As vendas do setor cresceram 1,3% em agosto na comparação com julho, na série livre de influências sazonais. O emprego industrial aumentou 0,4% no mesmo período, e a utilização da capacidade instalada ficou em 82,3%. As informações são da pesquisa Indicadores Industriais, divulgada hoje (03) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Conforme o estudo, todos os indicadores apresentam resultados positivos na série livre de influências sazonais. De janeiro a agosto, as vendas acumulam alta de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Na mesma base de comparação, as horas trabalhadas na produção tiveram expansão de 3,8%, o emprego cresceu 3,6% e a remuneração paga aos trabalhadores da indústria aumentou 4,8%.
Os técnicos da CNI destacam que o emprego industrial cresce há quase dois anos sem parar. Além disso, a estabilização do nível de utilização da capacidade instalada indica a maturação dos investimentos feitos em 2006. "A estabilidade da capacidade instalada da indústria, em meio a um cenário de aquecimento da atividade é um indício de expansão da capacidade produtiva no Brasil", afirma a pesquisa, feita com médias e grandes empresas de 12 estados.
O estudo informa ainda que as vendas industriais aumentaram em quase todos os setores em agosto. As indústrias de alimentos e bebidas, produtos químicos e de material eletrônico e equipamentos de comunicação lideram a expansão. "Historicamente, a atividade industrial é mais intensa em agosto do que em julho", diz a pesquisa. "Em agosto, as empresas industriais começam a se preparar para produzir em ritmo mais forte, a fim de atender à demanda mais aquecida no fim do ano."