Agência Brasil
São Paulo – As montadoras começaram bem o ano tanto nos negócios fechados no mercado doméstico quanto no ritmo de produção. Elas encerraram janeiro com o melhor resultado já obtido no primeiro mês do ano, vendendo 40,6% mais veículos novos nacionais e importados do que em igual período do ano passado, o equivalente a 214.959 unidades. A produção foi 24,2% superior.
Na comparação com dezembro, há um recuo de 11,3% nas vendas. "É normal, ocorre em todos os anos por questões sazonais, férias escolares e outros fatores vinculados à redução das atividades após as festas de final de ano", explicou Jackson Schneider, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
O executivo informou que a entidade manteve a projeção de crescimento das vendas em 17,5% este ano, totalizando 2,8 milhões de unidades. Se excluir os importados desse cálculo, o aumento será de 14,4%.
Também não houve alteração na meta de expandir a produção em 8,9%. Sobre dezembro último, houve crescimento de 15,5%. Entre os segmentos em alta está o de caminhões e máquinas agrícolas com um aumento de 42% sobre dezembro de 2007 e 85% sobre janeiro desse mesmo ano.
Pelas estimativas de Schneider, pode ser até que ocorra um recorde de desempenho. "Achamos que há condições de superar os números de 2004, que foram muito bons", disse ele se referindo às máquinas agrícolas. O motivo é o avanço do agronegócio.