Agência CNI
Brasília – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) revisou para cima as projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e da indústria neste ano. Baseados no bom desempenho da indústria no segundo trimestre, os técnicos da CNI destacam, no boletim Informe Conjuntural, que, a indústria, em especial a de transformação, será o carro-chefe do crescimento no segundo semestre.
Na avaliação da CNI, a demanda externa por produtos de grande peso na pauta de exportações brasileiras e o contínuo aumento da demanda interna ajudarão o Brasil a crescer 4,7% neste ano. A estimativa anterior, divulgada em julho, era que o PIB cresceria 4,5%. A revisão divulgada hoje (25) no boletim Informe Conjuntural é a segunda no ano. Em janeiro, a expectativa era que o PIB teria expansão de 4,2%.
O PIB industrial deverá crescer 4,4% em 2007. A estimativa anterior, feita em julho, era de alta de 4%. Os técnicos da entidade lembram ainda que o bom momento está presente na maioria dos setores industriais e que um em cada quatro cresce a um ritmo de dois dígitos. A CNI projeta um crescimento de 4,3% para a indústria de transformação.