Agência Sebrae
Brasília – A empresa catarinense Pastagnolli, fabricante de massas e congelados de pequeno porte de Santa Catarina, ganhou o WorldStar – Prêmio Mundial da Embalagem, conferido pela World Packaging Organization (WPO). A WPO reúne entidades nacionais representantes da indústria de embalagens de 40 países.
No ano passado, a empresa investiu no desenvolvimento de uma nova embalagem para suas lasanhas congeladas. O resultado, que foi colocado no mercado em abril deste ano, trouxe aumento de vendas e rendeu, além do prêmio internacional, também nacionais.
Tudo começou quando o proprietário da Pastagnolli, Gainor Franklin da Silva, procurou o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Estamos no mercado há quatro anos e sentimos a necessidade de uma apresentação mais atraente do nosso produto para o consumidor”, diz. O apoio veio pelo convênio firmado entre o Sebrae Nacional e a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE).
A diretora-executiva da ABRE, Luciana Pellegrino, conta que a embalagem anterior do produto era bem simples e com poucos recursos. “Para cativar o consumidor, a empresa precisava de uma apresentação que passasse as idéias de qualidade, sabor caseiro e praticidade”, ressalta.
A nova embalagem das lasanhas Pastagnolli foi criada pela agência Design Inverso de Joinville, de Santa Catarina. A embalagem de alumínio, revestida por um saco plástico, foi substituída por um cartucho de papel-cartão que poder ir direto ao microondas. Além disso, o processo de montagem é simplificado, dependendo apenas de fechamento por solda. Essas características trouxeram mais praticidade para a empresa e o consumidor.
Em agosto, essa nova embalagem conquistou o Prêmio ABRE de Design e Embalagens. E, no fim de outubro, ganhou o WorldStar. Um júri de 22 países julgou cerca de 300 embalagens de 31 países. O Brasil concorreu com 13 embalagens. Destas, 12 levaram o troféu mundial. A embalagem das lasanhas Pastagnolli foi premiada ao lado do design de produtos de grandes empresas como Natura e Coca-Cola.