Da redação
São Paulo – O setor de construção civil cresceu 9% no ano passado e deve crescer mais 10% neste ano. Os números fazem parte de um estudo encomendado pelo Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon). Só no primeiro trimestre deste ano, as vendas de materiais de construção cresceram 8,5% sobre o mesmo período de 2007.
O bom momento da economia brasileira e o maior poder de compra dos brasileiros são os grandes responsáveis pelo desempenho do segmento. A classe C, de acordo com o Sinduscon, é uma das impulsoras do segmento. O gasto com habitação, entre as famílias brasileiras, tem sido maior a cada ano, segundo o levantamento.
Outro dado importante e que motiva essa cadeia de serviços e produtos mostra que cerca de 15% das residências brasileiras se encontram inacabadas, sem falar naquelas que precisam de uma manutenção constante. O lançamento de empreendimentos imobiliários também colabora para este crescimento.
O Sinduscon indica que o primeiro trimestre de 2008 já registrou pequenos aumentos nos custos de principais insumos do setor, porém, o desabastecimento, segundo o sindicato, é algo improvável de acontecer este ano.