São Paulo – A participação brasileira na feira odontológica Dental Conference & Arab Dental Exhibition, realizada de 09 a 11 de março em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, rendeu US$ 300 mil em negócios, segundo informações divulgadas ontem (29) pela Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo).
“Os produtos odontológicos brasileiros são muito bem vistos no Oriente Médio, até pela ação de algumas empresas precursoras”, disse a gerente de marketing internacional da Abimo, Paula Portugal, que esteve na mostra. Ela explicou que algumas companhias que participaram da feira já exportam para a região e são bem conhecidas, como a Gnatus, Dabi Atlante, DFL e VIP.
Essa foi a quarta participação da Abimo no evento e, segundo Paula, os expositores brasileiros conseguiram mostrar que seus produtos têm boa qualidade e preços competitivos. Foram expostos itens variados, desde cadeiras para dentistas, passando por brocas, implantes e até produtos químicos.
Paula ressaltou que 19 empresas brasileiras participaram este ano, ante 10 na edição anterior, o que mostra o interesse de novas companhias pelo mercado. De acordo com a Abimo, o volume de negócios fechados na feira foi 10 vezes maior do que no ano passado e a perspectiva de pedidos para os próximos 12 meses é de US$ 3 milhões.
Segundo a associação, foram realizados mais de mil contatos com empresários de 47 países, sendo 38% árabes. Paula acrescentou que todas as empresas brasileiras manifestaram interesse em retornar na próxima edição. “Foi uma feira muito boa, estava super cheia”, afirmou.
Ela disse ainda que área odontológica é a única entre os segmentos reunidos na Abimo que tem balança comercial superavitária. De acordo com dados da associação, as exportações da indústria odontológica renderam US$ 70,4 milhões em 2009, contra importações de US$ 45,8 milhões.