Da Agência CNI
Brasília – Otimistas com o crescimento do consumo interno, 42% das indústrias brasileiras planejam aumentar as compras de máquinas e equipamentos em 2008. O principal objetivo de 58% das empresas que pretendem ampliar os investimentos no próximo ano é o aumento da produção. As indústrias também investirão na melhoria da qualidade e no lançamento de produtos.
As informações são da Sondagem Especial sobre investimentos divulgada hoje (21) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa feita com 1.655 indústrias de todo o país, entre 27 de setembro e 08 de novembro, revela que 86% das empresas planejaram investimentos neste ano e 85% dos projetos foram realizados total ou parcialmente.
Conforme a pesquisa, as empresas de grande porte lideraram os investimentos em 2007. “Duas em cada três grandes empresas realizaram os investimentos tal como planejados”, diz a pesquisa. “Apenas 4% das empresas de grande porte tiveram seus investimentos cancelados ou adiados. Esse percentual sobe para 21% entre as pequenas empresas”, mostra a pesquisa.
A Sondagem Especial mostra ainda que a maior parte dos investimentos foi financiada com recursos da empresa. Neste ano, 71% dos valores investidos vieram das próprias indústrias, mesmo percentual registrado pela CNI em 2001. “A participação do crédito para financiar os investimentos não se alterou nesses seis anos”, afirma a pesquisa.