Da redação
São Paulo – Cerca de 70 empresas do setor sucroalcooleiro brasileiro vão se preparar para ingressar no mercado externo. Elas vão participar, daqui um mês, de um projeto de preparação para exportação promovido pela Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex) e a Agência de Desenvolvimento Político e Econômico da Região de Piracicaba (Aderp). As empresas serão dos municípios de Sertãozinho, Piracicaba e Ribeirão Preto.
"Precisamos agir com rapidez para mantermos o controle deste mercado. Temos tecnologia e capacidade para liderar o processo", afirmou o presidente da Apex, Juan Quirós, em comunicado divulgado pela agência. O projeto tem por objetivo identificar potenciais mercados compradores, atrair investimentos externos e fortalecer a imagem do Brasil como produtor do setor.
Já está programada uma primeira ação. A Apex e a Aderp vão trazer para o Brasil empresários interessados em importar máquinas e equipamentos voltados para o segmento, como tratores, colheitadeiras, moendas e caldeiras. De acordo com o secretário da Indústria e Comércio de Piracicaba, já foram identificados importadores no Sudeste Asiático, Oriente Médio, África, Índia e Oceania.
Vai ser contratada uma consultoria especializada para prospectar o mercado internacional e serão promovidos seminários para empresários estrangeiros com o objetivo de atrair investimentos externos. A intenção, segundo Quirós, é trazer recursos para as empresas, principalmente as pequenas, que são tecnologicamente preparadas, mas não têm capital para aumentar a produção.
Também serão trazidos ao Brasil jornalistas estrangeiros especializados na área para que conheçam pólos produtores de cana-de-açúcar, fábricas de etanol e centros de pesquisa. O projeto deve tornar o país mais conhecido como centro de excelência em produção de etanol.
O Brasil produz mais de 400 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano e quase metade disso vai para a produção de etanol. Na última safra, o país produziu cerca de 16 bilhões de litros do combustível.