Agência Brasil
Brasília – O Banco do Sul irá permitir a ampliação dos recursos para investimentos em infra-estrutura nos países sul-americanos. A avaliação é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comentou hoje (10) a criação da instituição durante o programa Café com o Presidente.
"Nós precisamos de energia, nós precisamos de telecomunicações, nós precisamos de estradas, nós precisamos de ferrovias para interligar o continente ", disse Lula. "Por isso que o banco é extremamente importante", completou.
O presidente participou ontem (9) da assinatura da ata de fundação do Banco do Sul em Buenos Aires, na Argentina, onde gravou o programa de rádio. Idealizado pelos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Argentina, Néstor Kirchner, o banco se propõe a financiar projetos de desenvolvimento da região.
"Nós não podemos ficar dependendo do Banco Mundial ou do FMI [Fundo Monetário Internacional], ou seja, é importante que a gente tenha um banco sul-americano e que a gente possa, junto com outras instituições financeiras, ter os recursos necessários para que possamos fazer os investimentos em infra-estrutura que tanto a América do Sul necessita", afirmou Lula, no programa de rádio.