Kuwait News Agency*
Damasco – O Iraque atualmente produz cerca de 2,6 milhões de barris de petróleo por dia e quer aumentar esse volume para 2,8 milhões de barris por dia no futuro próximo, segundo Assem Jihad, representante do Ministério do Petróleo do país.
Jihad, que participa na 5ª Mostra Síria do Petróleo, disse que o Iraque está produzindo 1,1 milhão de barris diários de petróleo bruto em uma série de campos, além de 1,5 milhão de barris nas regiões do Sul. De acordo com ele, a produção de petróleo bruto no Sul do Iraque foi afetada negativamente com as más condições meteorológicas nos últimos dias.
"Nos buscaremos, através do próximo plano de petróleo, aumentar a produção no sul para 1,7 milhões de barris por dia", disse ele, que espera lançar projetos conjuntos com a Síria no segmento de derivados de petróleo.
Especialistas estimam em US$ 35 bilhões os investimentos necessários para a renovação do setor petrolífero iraquiano, explicou Assem Jihad. Isso permitiria o aumento da produção para 5 ou 6 milhões de barris até 2010.
O Iraque está sofrendo com a falta de derivados de petróleo por causa da capacidade limitada das instalações antigas, muitas das quais foram construídas na década de 1950. A refinaria de petróleo mais nova do Iraque foi construída nos 80.
Jihad explicou também que o Iraque importa subprodutos de petróleo do Irã, Turquia, Síria e países do Golfo para atender sua demanda diária por combustíveis, estimada em 24 milhões de litros.
*Tradução de Silvia Lindsey

