Isaura Daniel*
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – A multinacional Bunge Limited formou uma joint-venture com o grupo marroquino Office Cherifien des Phosphates (OCP) para produzir derivados de fosfatos no país árabe. A nova empresa, que vai se chamar Bunge Maroc Phosphore, fornecerá matérias-primas para produção de fertilizantes para as unidades da multinacional no Brasil e na Argentina, de acordo com informações da Bunge.
A unidade produtiva da joint-venture já está em construção e deve começar a operar na metade do ano que vem. A OCP terá metade do negócio e a Bunge Limited os outros 50%. O investimento total, feito em três anos, será de US$ 350 milhões. Quando estiver operando com capacidade plena, segundo dados divulgados pela Bunge, a joint-venture produzirá 375 mil toneladas ao ano de produtos como ácido fosfórico, superfosfato, fosfato de monoamônio e de diamônio, utilizados para fabricação de fertilizantes.
Além do Brasil e Argentina, os produtos poderão ser exportados também para outros mercados na América Latina. Fontes marroquinas ligadas à operação informaram à reportagem da ANBA que a parceria foi negociada por representantes brasileiros da Bunge.
De acordo com a empresa, o mercado de fertilizantes do Brasil cresceu 50% desde 1997, com aumento na produção de commodities. O Brasil importa, segundo a companhia, metade dos fertilizantes de fosfato que consome. "O Brasil e a Argentina estão entre os produtores agrícolas que mais crescem no mundo e com a expansão das safras a demanda por fertilizantes a base de fosfato vai crescer", disse o presidente da Bunge Fertilizantes, Mario Barbosa, em nota.
De acordo com o presidente da Bunge Fertilizantes, que fica no Brasil, essa parceria vai fornecer a matéria-prima que ajudará a empresa a atender esse aumento de demanda. "Também vai aumentar a capacidade e a eficiência da produção de fertilizantes no Marrocos", disse Barbosa. A Bunge é a maior fabricante de fertilizantes da América do Sul. No Brasil, a empresa já explora quatro minas de fosfato. O complexo industrial da Bunge Maroc Phosphore ficará na cidade portuária de Jorf Lasfar.
"Este é um exemplo de cooperação Brasil-Marrocos", disse o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Casablanca, Ahmed Qammous. A OCP produz mais de 25 milhões de toneladas de rocha fosfática por ano e detém boa parte das reservas de fosfato do mundo. A Bunge está no Brasil desde 1905 e é uma das maiores empresas do agronegócio e de alimentos do país. Ela produz, no Brasil, desde fertilizantes até ingredientes para nutrição animal, matérias-primas para a indústria de alimentos e os próprios alimentos. A Bunge também processa e vende soja.
*colaborou Alexandre Rocha