Isaura Daniel
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São Paulo – Na badalada San Diego, na Califórnia, uma brasileira chamada Cris Valdez cria bolsas, cintos, pulseiras, braceletes e sapatos. Em sua lista de matérias-primas há couro de carneiro, sementes, pedras brasileiras e cristais de murano. Parte de suas idéias é transformada em produto na própria Califórnia, nos Estados Unidos. A outra parte segue para São Paulo, no Brasil. De São Paulo e de San Diego, onde estão as duas fábricas da La Chica Chic, nome da empresa de Cris, as peças ganham o mundo e inclusive o closet de mulheres da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Líbano.
A La Chica Chic vende seus acessórios em mais de 20 países, entre eles os três do Golfo Arábico. As exportações para os árabes, segundo a empresária, começaram em 2005 e são feitas para uma rede de lojas de departamento. "Os árabes se encantam com o trabalho manual e gostam de tudo o que leva brilho, ouro", diz Cris, de San Diego, em entrevista por telefone à ANBA. Esse gosto pelo artesanal se encaixa na linha da La Chica Chic, que tem o trabalho manual como principal característica. "O DNA da La Chica Chic é o toque artesanal", afirma a empresária. As exportações para os países árabes partem tanto da fábrica da empresa nos Estados Unidos como da do Brasil.
Os árabes, conta Cris, viram as peças da La Chica Chic na feira Prêt-à-Porter Paris, na França. Eles estiveram, na verdade, indiretamente ligados aos primeiros passos da empresa de Cris. A brasileira começou a sua carreira de empreendedora quando já morava nos Estados Unidos, em 2001, e resolveu fazer bolsas e braceletes para oferecer aos amigos. Uma nutricionista norte-americana, filha de libaneses, amiga de Cris, foi uma das difusoras do produtos entre a alta sociedade local. "Ela começou a usar e as pessoas começaram a perguntar sobre as peças", diz Cris. A descendente de libaneses foi uma das pessoas que introduziu Cris em festas particulares, onde ela levava os seus produtos.
Em 2003, Cris resolveu, então, abrir a La Chica Chic. Primeiro foi um ateliê para o consumidor final em bairro residencial da alta classe em San Diego. Pouco mais de um ano após, no entanto, ela voltou às suas atividades exclusivamente para a produção e saiu do varejo. Hoje o maior mercado da grife é os Estados Unidos. A empresa produz entre 800 e mil peças mensalmente. Da fábrica no Brasil, onde trabalham 12 pessoas, 90% da produção é exportada e 10% fica no próprio país ou vai para outras nações da América do Sul. Da unidade norte-americana, onde trabalham oito pessoas, 90% fica no país e 10% vai para outros países. As vendas no próprio Brasil começaram neste ano.
Neste ano de 2007 a La Chica Chic entrou no segmento de calçados e também no mercado japonês. O Japão, aliás, foi palco do lançamento dos sapatos da grife, no começo deste mês. A linha de calçados também foi lançada na última semana em Nova Iorque. Os produtos da grife são voltados para os públicos A e B. A maior preocupação da marca, segundo Cris, é a qualidade. A empresária compra suas matérias-primas em vários países, como Brasil, Argentina, Estados Unidos e Itália, e leva em conta o processo produtivo deles, como, por exemplo, o tratamento que é dado aos animais que geram o couro dos acessórios.
Cris é formada em Comércio Exterior e tem especialização em Artes. Nos Estados Unidos fez vários cursos sobre negócios antes de abrir a sua empresa. A empresária fala francês, espanhol, inglês e um pouco de italiano. Ela se mudou para os Estados Unidos em 1998, após se casar com um norte-americano. Entre 2004 e 2005, porém, viveu em Londres.
La Chica Chic
Telefone: 00 (XX) 161 9795 3960 (nos Estados Unidos)
E-mail: cris@lachicachic.com
Site: www.lachicachic.com