São Paulo – Dois países árabes vão disputar a Copa do Mundo de Futsal deste ano, que vai ocorrer entre os dias 30 de setembro e 19 de outubro no Brasil. O Egito e a Líbia participam da competição, cujos jogos vão acontecer nas cidades de Brasília e Rio de Janeiro. Ao todo 20 países, divididos em quatro grupos, disputam o mundial.
Os dois países árabes não estão no mesmo grupo que o Brasil. O time brasileiro disputa os jogos na mesma chave que Rússia, Japão, Cuba e Ilhas Salomão. O Egito está no grupo da Argentina, Ucrânia, China e Guatemala, e a Líbia joga com Espanha, República Tcheca, Irã e Uruguai. O outro grupo é formado por Itália, Portugal, Tailândia, Paraguai e EUA.
O Egito vai jogar, porém, dois amistosos com o Brasil como preparação para a disputa. Um dos amistosos será no dia 20 de setembro, às 10 horas, e outro no dia 22, às 19h15, na Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves, em Uberlândia, no estado de Minas Gerais. A estréia do Brasil na Copa, porém, é contra o Japão, no dia 30, em Brasília.
No Distrito Federal os jogos vão ocorrer no Ginásio Poliesportivo Nilson Nelson e no Rio de Janeiro no Maracanazinho. A primeira fase da competição ocorre toda em Brasília. Além de enfrentar o Japão, a equipe brasileira joga com Ilhas Salomão, no dia 02 de outubro, Rússia, no dia 04, e Cuba, no dia 08. O time começou a preparação na sexta (12).
As seleções da Líbia e do Egito chegaram até a Copa do Mundo de Futsal após se classificarem para a final do Campeonato Africano de Futsal. As duas equipes sobreviveram invictas até as semifinais e a Líbia levou a taça. Os líbios são comandados pelo técnico croata Mato Stankovic.
“Mata”, como é chamado o técnico, terminou com o reinado do Egito sobre o campeonato africano quando sua equipe conquistou o título este ano. O futsal conta com sólida torcida na Líbia e vem ganhando cada vez mais adeptos no país árabe.