Da redação*
Os nativos dos Emirados Árabes Unidos representam, apenas, 18,2% da mão-de-obra do país, segundo estudos oficiais divulgados esta semana. No final de 2006, a população dos Emirados chegou a 5,631 milhões de habitantes, dos quais 866.779 eram nativos, ou seja, 15,4% da população, o que foi considerado o menor índice da historia do país. A informação foi publicada no site da Al-Jazeera.
A estatística mostra que os imigrantes oriundos da Índia e do sudeste da Ásia constituem 75% da mão-de-obra estrangeira, sendo que os indianos representam 42,5%. Os imigrantes árabes representam 13% da força de trabalho do país, enquanto 11% são de outras nacionalidades.
O aumento do fluxo imigratório vem preocupando os Emirados e as outras nações do Golfo Árabico a ponto de levar em consideração a definição de um teto cronológico para a permanência dos estrangeiros, que podem representar uma ameaça econômica, ou até política.
Vale ressaltar que 13 milhões de estrangeiros vivem nos países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), o que representa 37% da população desses países (35 milhões de habitantes).
*Tradução de Saleh Haidar