São Paulo – A Marcopolo, tradicional fabricante brasileira de ônibus, anunciou ontem (25) a formação de uma joint-venture com a empresa GB Auto do Egito para a montagem de ônibus no país árabe. Segundo informações da companhia gaúcha, o investimento previsto no negócio será de US$ 50 milhões no prazo de três anos, com início de produção em julho de 2009.
“A partir dessa nova operação no Egito, a Marcopolo pode atuar de forma mais forte no Oriente Médio, o que desde 2005 não vinha ocorrendo em conseqüência da valorização do real”, disse o diretor de Relações com Investidores da Marcopolo, Carlos Zignani, de acordo com a assessoria de imprensa da companhia.
A empresa brasileira, segundo a assessoria, chegou a exportar cerca de mil unidades por ano para a região, mas após a depreciação do dólar as vendas anuais caíram para menos de uma centena e o forte hoje é a comercialização de peças de reposição para clientes que ela já tem por lá.
A fábrica no Egito, que funcionará em Suez, vai produzir modelos já fabricados pela GB e outros a serem introduzidos pela Marcopolo. A idéia é montar 1,5 mil unidades no próximo ano e chegar a até 5 mil unidades produzidas no quinto ano de operação.
A GB terá 51% do negócio, a Marcopolo 49% e a gestão será compartilhada entre as duas empresas. Além do Egito, o objetivo é abastecer outros mercados do Oriente Médio, África e Europa.
Trata-se de mais um investimento direto brasileiro no mundo árabe, e no Norte da África em especial. A também gaúcha Randon, de implementos rodoviários, mantém uma linha de montagem na Argélia em parceria com uma companhia local, as construtoras Andrade Gutierrez, Odebrecht e Queiroz Galvão estão presentes na Argélia e na Líbia, e a Bunge Fertilizantes, com sede no Brasil, tem negócios no Marrocos.
As exportações de veículos e autopeças do Brasil ao mundo árabe, incluindo automóveis, caminhões, ônibus e tratores, renderam US$ 106,8 milhões nos primeiros cinco meses deste ano. Para o Egito, as vendas renderam US$ 33,3 milhões no mesmo período.
Marcopolo
Além do Brasil, a Marcopolo, com sede em Caxias do Sul (RS), tem fábricas na Argentina, Colômbia, México, Portugal, África do Sul, Rússia e Índia. “Com as operações no Egito, Índia e Rússia, já no próximo ano a Marcopolo deverá dar um grande salto tanto em termos de receitas, como em volume de produção”, afirmou Zignani, de acordo com a assessoria.
A Marcopolo é uma companhia de capital aberto, suas ações preferenciais valorizaram em 2,09% ontem na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e as ordinárias em 1,41%. Embora o anúncio oficial do negócio só tenha sido feito após o fechamento do mercado, a edição de ontem do diário econômico Gazeta Mercantil havia antecipado o assunto.
A empresa, de acordo com seu relatório trimestral, produziu 4.761 ônibus no primeiro trimestre deste ano, sendo que 59% foram comercializados no mercado interno e o restante no exterior. Ela tem uma fatia de 41% no mercado nacional.
A receita líquida da companhia foi de R$ 462,3 milhões nos primeiros três meses do ano, um aumento de 10,4% sobre o mesmo período de 2007. O lucro líquido ficou em R$ 28,4 milhões, um crescimento de 17,4% em comparação com o primeiro trimestre do ano passado. Ela emprega 12.880 pessoas, sendo 2.607 no exterior.
Ghabbour Auto
A GB Auto é uma das principais indústrias de veículos do Egito e, segundo seu relatório trimestral, teve um faturamento de 1,1 bilhão de libras egípcias (US$ 206,5 milhões pelo câmbio atual) no primeiro trimestre de 2008, um aumento de 30,3% sobre o mesmo período do ano passado. O lucro líquido foi de 91,1 milhões de libras (US$ 17 milhões), um crescimento de quase 89,8% em comparação com os primeiros três meses de 2007.
A empresa abriu seu capital por meio de uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em julho do ano passado. Ela atua na montagem e comercialização de automóveis e veículos comerciais, além da distribuição de motocicletas, pneus e autopeças.
A GB, ou Ghabbour, detém os direitos de montagem e comercialização dos carros da coreana Hyundai no Egito, além da montagem de ônibus e caminhões da própria Hyundai, da japonesa Mitsubishi e da sueca Volvo.
Contatos
Marcopolo
www.marcopolo.com.br
GB Auto
www.ghabbourauto.com