Brasília – Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) esperam redução do ritmo de crescimento da economia brasileira, de acordo com o boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (28). A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 caiu de 3,09%, há uma semana, para 2,99%. Para o próximo ano, foi mantida a previsão de 4,5%.
Por causa desse cenário, os analistas esperam redução da taxa básica de juros, a Selic, como forma de estimular a economia. Eles estimam corte de 0,5 ponto percentual na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC que ocorre na terça e quarta-feira (30). Os juros básicos estão em 9% ao ano.
Após esse corte, os analistas esperam pelo menos mais uma redução de 0,5 ponto percentual. Se isso ocorrer, a Selic ficará em 8% ao ano. Em 2012, o Copom já reduziu a taxa em 2 pontos percentuais. Para o final de 2013, segundo a Focus permanece a expectativa de 9,5% ao ano.
Ainda de acordo com o levantamento, a expectativa de inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), está em 5,17%, contra 5,21% na Focus anterior. Para 2013, a projeção para o IPCA permanece em 5,6%.