Da redação*
São Paulo – A empresa japonesa Mitsubishi Heavy Industries (MHI), que opera no setor de maquinário de grande porte, informou nesta quinta-feira (28), que o consórcio Dubai Rapid Rail Link, liderado por ela, fechou um acordo de mais de US$ 1,1 bilhão com o governo de Dubai para a construção da segunda fase do Metrô de Dubai, segundo informa a agência de notícias AFX News Limited.
O acordo estava previsto no contrato para a construção da primeira fase do metrô, que está em estágio avançado. O consórcio Dubai Rapid Rail Link inclui também as empresas japonesas Mitsubishi Corporation (MC), Obayashi Corporation e Kajima Corporation e a turca Yapi Merkezi Insaat ve Sanayi A.S.
O Metrô de Dubai será o mais longo do mundo a operar sem condutor, eletronicamente. Ele terá comprimento total de aproximadamente 70 quilômetros. O metrô terá duas linhas. A Linha Vermelha, a primeira fase do projeto, terá comprimento de 52 quilômetros e sua construção começou em agosto de 2005. Ela deve entrar em operação em setembro de 2009.
A Linha Verde, a Fase II do projeto, ligará a Zona Franca do Aeroporto de Dubai, principal centro de distribuição da região, e o Dubai Healthcare City, centro hospitalar e de serviços médicos da cidade. As duas linhas terão duas estações de cruzamento. A construção da Fase II deve começar durante o mês de julho de 2006 e a linha deve entrar em operação até março de 2010.
A MHI e MC serão responsáveis pelo sistema metroviário incluindo locomotivas e carros, sistema automático de controle de trens, sistema de fornecimento de energia e trilhos. A Obayashi Kajima e Yapi Merkezi construirão túneis, estações e pontilhões do metrô, que será fora da terra nos bairros de Dubai, tendo túneis apenas na área central.
*Tradução de Mark Ament