Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – As primeiras vendas para o mercado externo da estilista carioca Daniella Martins ocorreram no final do ano passado e entre as compradoras estão mulheres da Arábia Saudita. “Foi um volume pequeno, algo em torno de 30 peças”, disse Daniella, que produz, principalmente, vestidos curtos e longos, estampados e bordados.
As vendas externas não ocorrem diretamente do Brasil. Segundo a estilista, ela tem uma distribuidora em Londres que faz os contatos com as clientes. Sua última coleção foi exportada para França, Inglaterra, Suíça, Suécia, Itália e Arábia Saudita. “Fazemos um produto muito artesanal e elaborado”, contou Daniella, que produz 1,2 mil peças por coleção. As peças criadas por Daniella são tão artesanais, que de algumas delas são feitas no máximo cinco réplicas.
“Estamos crescendo bem devagar, pois não queremos perder a qualidade e nos queimar. Nossa idéia é entrar no mercado externo de forma gradual”, afirmou a estilista, que está exportando cerca de 15% de sua produção. De acordo com Daniella, a distribuidora em Londres está fazendo um trabalho de consolidação da marca. “Estamos no começo”, disse. Desde fevereiro, a coleção de inverno 2008 de Daniella Martins já está sendo mostrada em Londres.
“Nossa meta é passar a exportar 50% de nossa produção em cinco anos”, afirmou Daniella, que pretende dobrar sua produção até lá. Segundo ela, a idéia é estar presente em todo lugar. “Sinto que o mercado brasileiro está tendo uma retração, por isso, temos que estar bem distribuídos”, acrescentou. Além disso, Daniella afirma que no exterior suas roupas têm um potencial maior de venda. “Minha coleção de agora, por exemplo, é toda elaborada com fitas, coloco fita por fita. É uma roupa que dá trabalho para fazer”, explicou.
Para ajudar Daniella com os bordados, a estilista conta com o programa Banco de Talentos, que ensina mulheres de uma comunidade carente do Rio de Janeiro. “A gente capacita algumas delas internamente e depois elas continuam o trabalho lá fora”, disse. Existem cerca de 30 mulheres que ajudam a estilista.
De bolsas para vestidos
Antes de criar vestidos, Daniella trabalhava com bolsas feitas de tecido. “Na época era muito difícil encontrar bolsas de outros tecidos. A maioria era de couro”, disse ela, que começou no ramo da moda em 1999. Há quatro anos, Daniella iniciou suas criações com roupas. Em fevereiro deste ano, ela inaugurou sua primeira loja na Rua Dias Ferreira, um ponto bem badalado no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. Suas criações também estão em diversas lojas multimarcas pelo Brasil.
Contato
Daniella Martins
Tel. +55 (21) 2294-8804
Site: www.daniellamartins.com.br