Alexandre Rocha
São Paulo – Mais uma empresa estrangeira vai começar a produzir carros no Brasil. Trata-se da indiana Mahindra, que trouxe para o 24º Salão Internacional do Automóvel, que começa hoje (19) em São Paulo, os dois modelos de picapes e um utilitário esportivo que serão fabricados no Distrito Industrial de Manaus, no Amazonas.
O foco inicial será o mercado interno, mas a companhia vê possibilidade do país se tornar no futuro uma plataforma de exportação. "Esta possibilidade existe, após a consolidação das operações no Brasil", disse ontem Francisco Oliveira Neto, diretor comercial da Bramont, parceira brasileira da empresa indiana. "Existe potencial para exportar, mas primeiro vamos olhar para o mercado local", acrescentou Sajeev Mohoni, vice-presidente da divisão automotiva da Mahindra.
Ao todo, R$ 30 milhões estão sendo investidos no negócio, recursos próprios da Bramont, de acordo com Oliveira. "A Mahindra vai entrar com a tecnologia, suporte técnico e serviços de engenharia", afirmou. Ele prevê que, já no início das operações, os carros terão 20% de nacionalização. "A Mahindra é uma empresa globalizada, que trabalha com fornecedores internacionais, muitos dos quais estão presentes no Brasil", acrescentou.
A fábrica, segundo Oliveira, fica pronta em novembro e deverá empregar 120 pessoas. As vendas, no entanto, só devem começar entre março e abril de 2007. A planta terá 20 mil metros quadrados de área construída e capacidade para produzir 350 veículos por mês. "Nós podemos ter uma boa participação no mercado brasileiro, já que nossos dois países têm um grau semelhante de desenvolvimento", afirmou Mohoni.
No Brasil, os carros da marca indiana serão modelos "de entrada" no segmento de utilitários esportivos. Com preços que vão variar de R$ 72 mil a R$ 85 mil, eles serão mais baratos do que similares de origem norte-americana, japonesa e européia. Em 12 meses de operação, a Bramont espera ter pelo menos 25 concessionários credenciados em todo o país.
Da Índia
Embora sua atuação no mercado internacional seja recente, começou há cerca de dois anos, a Mahindra está avançando no exterior. Além de sete fábricas em seu país de origem, sendo quatro de automóveis e três de tratores, ela tem unidades industriais no Uruguai, Estados Unidos, China e está negociando a abertura de uma outra na Malásia. As plantas dos EUA e China fabricam tratores e a do Uruguai uma picape mais barata do que as que serão produzidas no Brasil.
Na Índia, ela produz cerca de 160 mil carros por ano. Além do mercado interno, ela atende outros países da Ásia, Oriente Médio, África e Europa. A empresa produz também, sob licença, cerca de 50 mil unidades anuais do Renault Logan. A Mahindra foi fundada em 1945 e começou suas operações produzindo o antigo jipe Willis. Hoje ela fatura US$ 3,3 bilhões por ano.
A Bramont, por sua vez, faz parte de um grupo totalmente brasileiro que opera em diversos setores, como os de autopeças, transportes e comércio exterior. Atualmente a empresa monta motocicletas, também na Zona Franca de Manaus, da marca chinesa Garini. Ela começou suas operações com a fabricação do jipe Cross Lander, de origem romena.