Omar Nasser, da Fiep*
Curitiba – O volume de cargas movimentadas nos portos de Paranaguá e Antonina (PR), de janeiro até a primeira quinzena de outubro, cresceu 6,51% no comparativo com igual período do ano passado. Ao todo, foram movimentadas 26,14 milhões de toneladas de mercadorias, contra 24,54 milhões de toneladas no ano passado.
Um dos destaques na movimentação foi o segmento de granéis sólidos, que apresentou saldo positivo com crescimento de 9,61% em relação a 2005. O milho desponta como a principal carga deste segmento, registrando um acréscimo 394,83% até a primeira quinzena de outubro, comparando com o mesmo período do ano passado. Outros produtos como cevada, açúcar e trigo também apresentaram crescimento.
De acordo com o chefe de operações do porto de Paranaguá, Cláuber Candian, este bom desempenho do milho pode ser explicado pela infra-estrutura da qual o porto foi dotado. "Paranaguá criou uma logística que nos permite exportar diversos produtos usando as mesmas correias. Temos um porto multicargas que permite vazão de até nove mil toneladas/hora de milho", explica ele.
Outro destaque na movimentação de cargas em 2006 em Paranaguá é o álcool. De janeiro a agosto deste ano, foram movimentadas 323,1 mil toneladas de álcool, contra 269,9 mil no mesmo período do ano passado, o que representa um aumento de 19,71%. O aumento ocorreu por causa do incentivo para embarque do produto no terminal de granéis líquidos. Anteriormente, só derivados de petróleo tinham preferência no embarque, o que acabava dificultando o escoamento de álcool.
*Federação das Indústrias do Estado do Paraná