A Câmara de Comércio Árabe Brasileira ganhou o prêmio de Melhor Estande Internacional da Apas Show, feira supermercadista que ocorre até esta quinta-feira (09), em São Paulo. O espaço conta com expositores do Egito, Jordânia, Líbano, Tunísia e Emirados Árabes Unidos. Esta é a segunda vez que a entidade é premiada no evento. A primeira foi em 2017, na categoria Geração de Negócios. “É uma grande honra para a Câmara ter ganhado este prêmio, que mostra aos nossos parceiros e colaboradores que nosso trabalho está trazendo resultados”, disse o diretor da Câmara Árabe William Atui. “É um reconhecimento do trabalho que desenvolvemos e do conceito que quisemos trazer para o evento”, acrescentou a diretora de Marketing da instituição, Janine de Menezes.
Confira também no Boletim da ANBA desta quarta-feira (08) uma entrevista com o ministro de Estado para o Comércio Exterior do Líbano, Hassan Mourad. Nascido em São Paulo, ele veio esta semana ao Brasil para uma série de encontros com representantes da comunidade libanesa, lideranças empresariais e autoridades. Um de seus objetivos é fazer avançar as negociações do acordo de livre-comércio entre o país árabe e o Mercosul, iniciadas em 2014. Mourad aposta na força da diáspora libanesa não só para incentivar acordos, mas também para ampliar os negócios bilaterais. “Nossa pretensão é abrir mercado no Brasil para produtos libaneses, especialmente para a comunidade de origem libanesa e árabe em geral”, afirmou o ministro, após reunião com a diretoria da Câmara Árabe na capital paulista.
E uma notícia triste. Morreu nesta quarta-feira o embaixador do Brasil em Beirute, Paulo Cordeiro de Andrade Pinto. Ele e sua mulher, Vera Lúcia Ribeiro Estrela de Andrade Pinto, sofreram um acidente de carro no Sul da Itália. A embaixatriz também faleceu. Em 2014, Cordeiro foi homenageado como personalidade do ano pela Câmara Árabe. Na época, o diplomata ocupava o cargo de subsecretário-geral do Itamaraty responsável por África, Oriente Médio e Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).