Omar Nasser, da Fiep*
Curitiba – A montadora japonesa de veículos Nissan acaba de anunciar a produção de um novo modelo na planta instalada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR). Trata-se de um carro de passeio, que, segundo a companhia, deverá custar menos que veículos da mesma categoria, atualmente importados do México. A produção do modelo integra o plano de negócios da empresa, que prevê investimentos de US$ 150 milhões no Brasil, até 2009.
O preço final e a data de lançamento do novo carro ainda não foram definidos. Ele vai se juntar aos outros dois modelos da montadora produzidos no Paraná: o utilitário esportivo Xterra e a picape Frontier. Segundo informações da empresa, o novo modelo pode funcionar como o carro-chefe da expansão da marca no Brasil.
A Nissan prevê encerrar as atividades em 2007 no Brasil com cerca de 11.500 unidades vendidas, um crescimento de mais de 100%. É o melhor resultado da história da montadora no Brasil, desde o início de suas operações, em 2001. No acumulado janeiro-novembro, a montadora vendeu 10.077 unidades, o dobro em relação ao mesmo período no ano passado. No atacado, em novembro, foram mais de duas mil unidades.
“Além dos lançamentos, um dos pontos mais importantes deste ano foi o progresso que tivemos em diversas áreas que darão suporte ao futuro incremento da produção local”, explica Thomas Besson, presidente da Nissan Mercosul. “Reforçamos nossa engenharia e trabalhamos fortemente na nacionalização de peças e componentes, o que nos garantirá redução de custos e aumento da velocidade e produtividade nos próximos anos.”
Cobertura
Em 2008, a Nissan espera aumentar a presença no mercado brasileiro. Atualmente, a montadora tem 65 concessionárias em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, o que lhe confere cobertura de 75% do território nacional. A meta é fechar 2008 com 85% de cobertura, investindo principalmente em cidades no interior do país. “O próximo ano é estratégico. Devemos atingir 17 mil unidades vendidas até o final de 2008”, prevê Besson.
A Nissan inaugurou sua produção no Brasil em 2002, com a fabricação da picape Frontier na CVU (Curitiba Veículos Utilitários), em São José dos Pinhais. Em seguida, iniciou a montagem do utilitário esportivo Xterra. Entre janeiro e novembro, a planta brasileira da montadora produziu 8.673 veículos, vendidos no Brasil e exportados para os países que integram o Mercosul e para o México. A expectativa é que, até o final do ano, as exportações totalizem 5.695 unidades.
*Federação das Indústrias do Estado do Paraná