São Paulo – Até dezembro deste ano deve estar aberta nos Emirados Árabes Unidos uma loja de artigos de luxo do Brasil. O consultor Cássio Lagreca, diretor da empresa Negócios de Convergência Internacional (NC Internacional), de São Paulo, está montando uma rede de varejo especializada em produtos sofisticados da moda brasileira. As lojas serão instaladas em 27 países e a primeira será aberta, de acordo com Lagreca, nos Emirados.
O consultor deve viajar ao país árabe em março para definir a cidade de abertura do ponto-de-venda, que poderá ser Dubai ou Abu Dhabi. Shopping centers de Dubai, no entanto, são os mais cotados. “Dubai tem um grande volume de turistas internacionais”, diz Lagreca. O objetivo, aliás, é abrir mais de uma loja nos Emirados. Também há planos de instalar a rede em outros países da Ásia, África e Américas, principalmente nos Estados Unidos.
Atualmente a NC Internacional, uma empresa de consultoria e participações, que coordena projetos empreendedores, tem uma equipe trabalhando na seleção das marcas que serão vendidas na loja de luxo. Lagreca prefere não revelar nomes por enquanto, mas adianta que as butiques vão vender desde calçados, roupas da alta costura, lingeries e biquínes, até jóias. Serão todas feitas com decoração e materiais que remetam ao Brasil.
“Será a primeira rede de varejo de luxo e lifestyle brasileiro”, afirma Lagreca. De acordo com ele, o lifestyle, ou estilo de vida brasileiro, tem muito apelo no exterior. O projeto das lojas é de Lagreca. Com 38 anos, o executivo já atuou como consultor independente para executivos, teve uma empresa da área manufatureira e foi exportador, entre outras ações. “Bem jovem, ainda adolescente, eu já exportava. Sou um empreendedor”, afirma.
Um total de 15 marcas brasileiras deve fazer parte da rede de varejo. As grifes interessadas, que se encaixem no perfil do projeto, podem procurar a NC Internacional. Os produtos serão definidos para cada loja de acordo com as características de cada mercado local. Lagreca afirma que poucas marcas brasileiras de luxo têm posicionamento internacional consistente, com pontos-de-venda próprios, já que é muito caro.