Emirates News Agency*
Abu Dhabi – O setor petrolífero do Oriente Médio deve perder 40% de sua mão-de-obra qualificada, que vai se aposentar, nos próximos dez anos, segundo informa o geofísico chefe da petrolífera britânica BP, Leon Thomsen. Estas aposentadorias vão ocorrer em um período de alta demanda petrolífera global.
"O papel dos geocientistas no desenvolvimento da indústria de petróleo e gás no Oriente Médio é crucial. Este componente vital das operações de exploração é uma faceta da indústria petrolífera que está sendo afetada pela falta de engenheiros e trabalhadores capacitados", acrescentou Thomsen.
"Pode levar de sete a dez anos para treinar estas equipes e preencher vagas criadas pela aposentadoria da atual geração de geocientistas. Precisamos fazer isso para manter e ampliar a produção petrolífera devido à crescente demanda", explicou o executivo.
Falando a estudantes sobre o papel de geocientistas na exploração e produção petrolífera após dois seminários no Instituto Petrolífero de Abu Dhabi, Thomsen declarou que a BP tem uma série de programas para educar jovens talentos e promover capacitação.
"Palestras como esta em organizações como o Instituto Petrolífero dão à BP a chance de falar com jovens sobre uma interessante, importante e recompensadora carreira no setor petrolífero e de gás", declarou o executivo. Thomsen também fez uma palestra técnica na Sociedade de Geociência dos Emirados, na qual apresentou novos dados e demonstrou como avanços tecnológicos estão gerando um impacto na exploração e desenvolvimento de reservas petrolíferas, tão importantes em todo o Oriente Médio.
*Tradução de Mark Ament