Emirates News Agency*
Abu Dhabi – Um acordo de livre comércio entre os países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), que inclui o Bahrein, Kuwait, Catar, Omã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, e a União Européia (UE) deverá ser assinado até o fim deste ano.
O GCC e a UE colocaram como data meta o fim de 2005 para concluir o pacto, cuja conclusão já foi adiada várias vezes. A informação foi transmitida pelo ministro de Relações Exteriores do Bahrein, Mohammad Bin Mubarak Al Khalifa, em uma coletiva de imprensa, após uma reunião entre os dois blocos.
"As duas partes decidiram abordar os assuntos remanescentes antes do próximo encontro", disse o ministro. A próxima reunião está marcada para os dias 7 a 9 de junho em Bruxelas.
Além do acordo de livre comércio proposto, os participantes discutiram segurança, medidas antiterrorismo, reformas políticas, direitos humanos e a situação na Palestina e no Iraque. As negociações para o acordo, no entanto, foram o foco da reunião, de acordo com Jean Asselborn, ministro de Relações Exteriores de Luxemburgo, que liderou a conversa pelo lado da UE. "Foi uma reunião muito produtiva na qual concordamos em acelerar as negociações do acordo e superar obstáculos", disse o ministro.
*Tradução de Silvia Lindsey