Omar Nasser, da Fiep*
Curitiba – Será inaugurado hoje (23), em Paranaguá (PR), o primeiro terminal público de álcool do Brasil. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), autarquia responsável pelo gerenciamento dos terminais marítimos paranaenses, investiu R$ 13,7 milhões na planta, que tem capacidade para armazenar 37,5 mil metros cúbicos de álcool. A estrutura pode atender 15 navios por mês.
O terminal público de álcool paranaense tem sete tanques e conseguirá descarregar todo o álcool armazenado para os navios e recarregar os tanques em 48 horas. Adriano da Silva Dias, superintendente da Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná (Alcopar), informa que toda a produção paranaense de álcool destinada à exportação será escoada pelo terminal.
A estrutura foi construída numa área de 32 mil metros quadrados. Há perspectivas de ampliação futura, pois ainda há 33 mil metros quadrados disponíveis para construção de novos tanques.
Produção
Atualmente, existem 29 indústrias de açúcar e álcool no Paraná. Deste total, 22 produzem açúcar e álcool e sete são destilarias (produzem apenas álcool). Dados da Alcopar mostram que, em 2006, as indústrias paranaenses exportaram 270 milhões de litros de álcool. Para este ano, a expectativa é exportar 450 milhões de litros, atingindo um crescimento de 66,6% em relação a 2006.
A área plantada de cana-de-açúcar também cresceu no Paraná: este ano, há 512 mil hectares plantados com cana, 13,7% a mais que em 2006. “Para os próximos cinco ou seis anos queremos chegar a um milhão de hectares plantados”, afirmou Dias. O crescimento da demanda mundial por combustíveis de fontes renováveis é um forte estímulo ao setor.
*Federação das Indústrias do Estado do Paraná