Agência Brasil
Porto Alegre – A primeira etapa de parque eólico (que produz energia pela força dos ventos) do Rio Grande do Sul será inaugurada hoje (28) em Osório, no litoral norte gaúcho. Durante a cerimônia serão acionados 25 aerogeradores que produzirão 50 megawatts (MW), energia suficiente para abastecer uma cidade de 200 mil pessoas.
A parte do Parque Eólico de Osório, que entrará em funcionamento agora, representa um terço do complexo de geração de energia dos ventos. Segundo a Ventos do Sul Energia S. A., responsável pelo empreendimento, a previsão é de que em janeiro de 2007 estejam em funcionamento as 75 torres aerogeradoras do maior parque da América Latina, que irá garantir energia para 650 mil pessoas.
As primeiras 25 torres aerogeradoras – de um total de 75 que formarão as três usinas do Parque Eólico gaúcho – já contam com Licença de Operação (LO) emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam). O mesmo ocorre com a linha de transmissão de 230 kilowatts (KW) que totaliza 8,44 metros de extensão.