Isaura Daniel
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São Paulo – A indústria brasileira Perdigão pretende expandir as suas vendas de carne bovina para os países árabes entre o final deste ano e o começo do próximo. A informação foi dada à ANBA pelo gerente-geral da divisão de carne bovina da empresa, Alexandre Alves Sala, após a visita de uma delegação com seis empresários árabes ao escritório central da Perdigão, em São Paulo, ontem (26) pela manhã. A indústria, conhecida mundo afora pela produção de carne de frango, entrou no segmento de bovinos há cerca de dois anos e já vende, no mundo árabe, para Argélia, Emirados Árabes Unidos, Líbano e Líbia.
De acordo com Sala, as exportações de carne bovina para a região devem ser ampliadas para outros países assim que for concluída a expansão de um frigorífico no Mato Grosso que a empresa adquiriu este ano. Por enquanto, a unidade abate 500 animais por dia, número que deve passar para dois mil entre o final deste ano e o início do próximo, segundo o gerente-geral da divisão na Perdigão. A empresa quer tornar a sua carne bovina tão conhecida no mundo árabe quanto o frango. Tanto os produtos de bovinos como os de frango são vendidos no mercado internacional sob a marca Perdix.
Atualmente, a Perdigão abate 600 bovinos dia, mas deverá passar a seis mil animais até 2011. A exportação, segundo Salas, responde por 70% da produção. E os árabes compram entre 40% e 50% deste total. Os países da região, de acordo com o executivo, importam carne bovina da Perdigão desde que a empresa iniciou as suas operações no segmento, em outubro de 2005. Os importadores árabes, que estão no Brasil em uma missão organizada pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, viram um filme sobre o abate halal feito na empresa e visitaram a loja da Perdigão, que traz os produtos fabricados pela companhia.
Os empresários árabes, que foram recebidos por quatro executivos da indústria catarinense, ficaram interessados nos produtos da Perdigão. O gerente geral da Ibrahim Odeh & Partners e Odeh International Est., Ibrahim Mousa Odeh, que já trabalha com importação de carne brasileira de grandes companhias, mas por meio de terceiros, quer passar a fazer compras diretas da companhia. Os executivos ficaram de colocá-lo em contato com o escritório da empresa nos Emirados, que responde pelas vendas para o Oriente Médio e Norte da África. Odeh afirmou que este foi o contato mais promissor da missão até agora.
O importador Isa Al-Daaysi, do Bahrein, que também integra a delegação, já chegou a comprar da Perdigão há cerca de 22 anos e tem vontade de retomar as importações. A empresa do importador, a Al-Daaysi, porém, só compra de frigoríficos nos quais possa supervisionar o abate e a produção e quer negociar isso com a companhia. Al-Daaysi já importa de outras indústrias brasileiras de carne. O empresário adquire ao redor de US$ 5 milhões em mercadorias brasileiras ao ano e acredita que deve elevar este número para US$ 10 milhões após esta visita ao Brasil. Al-Daaysi afirma que encontrou várias possibilidades de negócios no país em várias áreas, como frango, carne bovina, sucos e arroz.
A Perdigão é uma das principais indústrias de alimentos do Brasil. No primeiro trimestre deste ano, ela teve um faturamento de R$ 1,8 bilhão, um crescimento de 45,2% em comparação com o mesmo período do ano passado, sendo que R$ 752,4 milhões vieram das exportações. Seu lucro líquido ficou em R$ 62,7 milhões no trimestre, um aumento de 504,4%.
A companhia é bastante conhecida por sua produção de aves, mas ela também atua nos segmentos de carne bovina, suína, lácteos, alimentos prontos e rações animais. Ela tem ampliado seus negócios. O frigorífico adquirido recentemente em Mato Grosso para aumentar a produção de carne bovina custou US$ 100 milhões. Além disso, esta semana a empresa anunciou a criação de uma joint-venture com a Unilever e a compra de marcas da multinacional.
Mais visitas
Ontem, a delegação de árabes, que veio da Jordânia, Bahrein, Síria, Egito e Argélia, também visitou um grande supermercado, o Extra, em São Paulo, para conhecer mais de perto os produtos oferecidos no Brasil. O grupo também esteve na Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar (Fispal Food Services), no Expo Center Norte, em São Paulo, onde foi recebido pela gerente de projetos da área de Marketing e Serviços Internacionais da mostra, Andrea Nunes. Os empresários aproveitaram a feira para fazer contatos e procurar fornecedores no setor de alimentação.
A Fispal é a principal feira do setor de alimentação do Brasil e reúne neste ano ao redor de 1,2 mil expositores brasileiros e de outros nove países. A organização da mostra espera receber até a próxima quinta-feira (28), quando a feira termina, 60 mil pessoas. Os visitantes devem vir do Brasil e de outros 40 países. A expectativa dos organizadores é que sejam gerados R$ 2 bilhões em negócios durante os quatro dias de mostra. A Fispal começou ontem.
Hoje, o grupo de empresários árabes tem uma visita agendada à fábrica de sucos da Del Valle, em Americana, interior de São Paulo. Eles também vão visitar outra feira que está acontecendo em São Paulo, a ABF Franchising Expo, do setor de franquias. A mostra começa hoje (27) no Pavilhão Azul do Expo Center Norte e segue até o dia 30 de junho.

