Agência Brasil
Brasília – A cidade baiana de Morporá tem como base econômica a pesca. Os nove mil moradores estão envolvidos direta ou indiretamente com a atividade. No entanto, muitos deles dependem de intermediários para estocar e vender os produtos. Em busca de autonomia, os pescadores de Morporá inauguram hoje (28) o Frigorífico de Pescado São Francisco.
Construído com recursos da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, o frigorífico possui fábrica de gelo, com capacidade de produzir 20 toneladas de gelo por dia. De acordo com a secretaria, a estrutura foi erguida pelos próprios pescadores a partir do financiamento federal de R$ 420 mil e em convênio com a Associação Comunitária de Ação Social Ágape. O frigorífico vai atender cerca de 800 pescadores residentes na região.
O secretário Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, vai participar da inauguração do empreendimento às 16h. Amanhã, em Barra, também na Bahia, Gregolin abre um Telecentro destinado à inclusão digital das comunidades pesqueiras. No mesmo dia, em Xique-Xique, ele firma parceria para a criação de uma estação de piscicultura que vai repovoar o rio com espécies nativas e estimular o cultivo de peixes na região.