Da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A Petrobras confirmou hoje (04), em nota à imprensa, a existência de petróleo leve em uma área na Bacia de Santos, localizada abaixo da camada de sal, de dois mil metros de espessura. A descoberta já havia sido anunciada pela companhia em julho último, mas agora ficou constatada, a partir dos resultados de um teste em um poço pioneiro, que o óleo é de boa qualidade, e existe em quantidade significativa.
A descoberta é de grande importância uma vez que esta é a primeira vez que uma empresa de petróleo descobre óleo e gás abaixo da camada de sal, o que, na avaliação de especialistas, poderá se configurar no futuro em uma "nova fronteira exploratória".
Segundo a nota, o teste realizado em poço vertical revelou uma vazão de 4.900 barris de petróleo e 150.000 metros cúbicos de gás natural por dia. O bloco é operado pela Petrobras (65%) em consórcio com a BG (25%) e a Petrogal (10%).
A empresa admitiu a necessidade de investimentos adicionais, inicialmente com a perfuração do primeiro poço de extensão, para a avaliação completa do volume de óleo do reservatório encontrado.
A descoberta vai de encontro aos planos da estatal de priorizar investimentos para exploração e produção em áreas com potencial para descobertas de óleo leve e gás natural constantes do Plano de Negócios da companhia, que prevê investimentos de mais de US$ 80 bilhões para o período 2007-2011.