Agência Brasil
Rio de Janeiro – A Petrobrás conta com uma nova plataforma de apoio no Rio de Janeiro, que contribuirá para elevar a produção de petróleo na Bacia de Campos em cerca de 70 mil barris diários. A unidade foi batizada hoje (26) nas instalações da Marinha em Niterói.
O gerente-geral de Negócios da Petrobrás na Bacia de Campos, Carlos Eugênio Melro da Ressurreição, explicou à Agência Brasil que a nova plataforma é a primeira unidade do tipo SMU (Safety Maintenance Unity) a operar no Brasil. “O objetivo principal é dar suporte a uma outra plataforma que vai ter investimentos de recuperação, de forma a aumentar a vida útil dela”.
O gerente explicou que a SMU vai se acoplar à plataforma de produção, prestando serviços de movimentação de materiais e equipamentos, além de hospedagem de trabalhadores. Ao concluir a revitalização, será deslocada para outra plataforma, onde efetuará o mesmo serviço.
A nova unidade deverá percorrer, em quatro anos, oito plataformas de produção localizadas na Bacia de Campos, que juntas produzem hoje 130 mil barris diários de petróleo – montante que deve chegar a 200 mil até 2010, pela estimativa da Petrobras.
O início da operação está previsto para janeiro próximo. A SMU deve permanecer acoplada a cada plataforma pelo prazo médio de quatro a seis meses.