Da redação
São Paulo – A Petrobras começou nesta semana os testes com o Biodiesel B5, óleo diesel convencional com 5% de biodiesel na composição. As informações são da assessoria de comunicação da empresa. A empresa pretende comercializar o combustível no ano que vem, antecipando-se à lei que estipula a obrigatoriedade do uso de 5% de biodiesel no diesel convencional para 2013.
O projeto, desenvolvido em conjunto com o Governo da Bahia, Ford, Universidade Salvador (Unifacs), Siemens VDO, MWM International, TI Automotive, Mahle e Michelin, prevê que seis veículos Ford Ranger rodem 100 mil quilômetros no período de nove meses pelo Estado da Bahia.
Serão utilizados dois tipos de biodiesel provenientes de diferentes oleaginosas, um a partir da semente de mamona e o outro a partir da soja. Dois veículos testarão o biodiesel produzido a partir da mamona, dois utilizarão biodiesel de soja e outros dois óleo diesel comum.
Ao final dos testes, será avaliado o desempenho, além da emissão de poluentes e do desgaste de cada um destes motores em comparação aos com diesel convencional. A qualidade dos combustíveis utilizados será monitorada ao longo dos testes por meio de ensaios laboratoriais e com o auxílio de um equipamento portátil.
A Petrobras já comercializa, em 4 mil postos de sua rede, o Biodiesel B2, óleo diesel com 2% de biodiesel. Este percentual será obrigatório a partir de 2008. A empresa já tem várias usinas de biodiesel e pretende, em 2011, estar produzindo 855 milhões de litros de biodiesel por ano.