Da Agência Sebrae
Teresina – O percentual alcançado pelo Piauí sobre o volume total de mel exportado pelo Brasil foi de 27,7%. A informação é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). O valor das exportações em outubro de 2007, que foi de US$ 1,9 milhão, ganhou um incremento de 75% em relação a setembro deste ano.
"O Piauí tem sempre superado sua meta de exportações. A capacidade produtiva do estado é enorme e cada vez mais buscamos capacitação para o setor para que consigamos conquistar outros mercados. Esse percentual positivo de exportação de mel teve um caráter especial porque saímos do embargo europeu. Sinal que cumprimos todas as regras impostas pela comunidade européia", explica o gerente de Carteira de Projetos de Apicultura do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda.
De acordo com dados do Mdic, o Piauí está entre os seis estados que mais exportaram mel no período de janeiro a outubro deste ano. Canadá e África do Sul foram os mercados que intensificaram a importação do mel brasileiro.
O Piauí registrou um aumento de receita de exportações em 62,7% nesse mesmo período. O Nordeste é responsável pelo beneficiamento de 10.910 toneladas de mel/ano e somente o Piauí produz 4,5 mil toneladas/ano. No Piauí, calcula-se que existam 25 mil apicultores, distribuídos em mais de 200 municípios. A microrregião de Picos é responsável por produzir 60% do mel do Estado.