São Paulo – O pólo de confecção de lingeries do município mineiro de Juruaia está tentando se tornar um fornecedor do mercado árabe. Indústrias locais estão negociando com um distribuidor dos Emirados Árabes Unidos, segundo informações da analista do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a microrregião de São Sebastião do Paraíso, Elcília Paulinelli de Oliveira. O Sebrae implementa, desde 2007, um projeto de capacitação das empresas do pólo, o que inclui desde gestão até exportação.
Elcília conta que um distribuidor dos Emirados Árabes Unidos conheceu os produtos do pólo em uma feira em Paris, na França, a Moda City, no ano passado, e ficou interessado em comprar as peças de duas empresas. O distribuidor, porém, pediu exclusividade e o negócio está em discussão. De acordo com a analista, o pólo é formado por 147 empresas, mas deste total, apenas cerca de 20 já exportaram. “As exportações não representam mais do que 5% da produção das empresas”, diz Elcília.
Entre os países que já compraram as lingeries fabricadas em Juruaia estão Japão, China, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, Portugal, além de países da América do Sul, como Bolívia, Argentina e Uruguai. De acordo com Elcília, o pólo fabrica lingeries de todos os tipos, desde as voltadas para o público A até as de classe D. O município de Juruaia tem desde micro até médias confecções de lingeries.
Segundo a analista do Sebrae, as exportações das empresas do pólo, porém, são esporádicas. Torná-las constantes é justamente um dos objetivos do projeto de capacitação do Sebrae. “Pretendemos eleger três ou quatro países nos quais achamos que podemos ter sucesso nas vendas e levar as empresas até lá”, afirma Elcília. A analista afirma que o objetivo é escolher mercados parecidos com o Brasil, onde não haja necessidade de fazer adaptações nos produtos.
Uma pesquisa do Sebrae feita com 40 empresas do pólo apontou que juntas elas tiveram um faturamento de R$ 534,7 mil no ano passado. Houve aumento de 67% sobre 2006. As indústrias pesquisadas disseram que têm, cada uma, 458 clientes. Esse número é um crescimento de 99,2% sobre 2006, quando cada uma tinha ao redor de 230 clientes. O município promoveu, no começo deste mês, a Fest Lingerie, feira do setor.