Da redação*
São Paulo – A produção industrial jordaniana foi recorde em 2007. De acordo com dados do Departamento de Estatística Geral da Jordânia, o setor cresceu 3,1% no ano passado em comparação com 2006. A notícia foi publicada hoje no jornal jordaniana Al-Rai.
O desempenho, segundo o jornal, foi motivado pelo crescimento da indústria de transformação (2,2%), que representa 82% da atividade industrial do país, e do setor elétrico (18%), cuja participação é de 6,5%. Ao mesmo tempo a produção da indústria extrativa, que participa com 11%, diminuiu em 1,4%.
Os segmentos que mais colaboraram foram a indústria mineral metálica e não metálica, o setor de borrachas e o de máquinas. No entanto, houve recuo nas áreas de alimentos, vestuário, couros e peles e derivados de petróleo.
Ainda de acordo com o departamento, em dezembro a produção industrial cresceu 0,3% em relação ao mesmo mês de 2006. Os setores que mais colaboraram foram a indústria extrativa (23%) e o setor elétrico (12,3%). No mesmo período foi registrada queda de produção na indústria de transformação (3,2%).
*Tradução de Saleh Haidar