Da Agência Sebrae
Salvador – A empresa de exploração de petróleo e gás Queiroz Galvão pretende investir cerca de US$ 100 milhões na produção e exploração de petróleo na Bahia nos próximos dois anos. Quem informa é o diretor da empresa, José Augusto Fernandes Filho, que participou, nesta quinta-feira (03), do "Café em Rede" organizado pela RedePetro Bahia. O evento é um ciclo de encontros de negócios mensais entre empresas do setor petroleiro atuantes na Bahia e empresas fornecedoras locais.
Durante sua explanação, José Augusto mostrou para os cerca de 60 empresários baianos o que a empresa faz na Bahia nas áreas de produção e exploração de petróleo. Destacou ainda que os investimentos na Bahia serão na Bacia de Camamu, região de Valença, Bacia do Jequitinhonha, Recôncavo e Bacia de Tucano. O empresário mostrou, por meio de slides, que a empresa possui cinco blocos de exploração em terra no Brasil, dez no mar e dois em produção, a maior parte na Bahia.
"A empresa perfura poços desde 2000, mas é uma atividade de alto risco, pois a taxa mundial de sucesso está entre 15% e 20%", destacou, justificando porque as empresas do setor sempre fazem consórcios para explorar novos poços.
Um dos participantes do encontro, Mario César Souza Silva, elogiou a iniciativa do Café em Rede. Segundo ele, desde que começou a participar da RedePetro Bahia seus negócios prosperaram. Dono da Tecnocampo, no município de Lauro de Freitas, ele conta que sua empresa faz manutenção, venda e locação de equipamentos. "Depois que entrei na RedePetro Bahia aumentei o número de contatos e clientes, além de ter adquirido sede própria", diz, lembrando que antes funcionava numa sala no bairro do Imbuí, em Salvador.
Os encontros de negócios tiveram início em junho do ano passado e já participaram dos eventos empresas como Braskem, W.Washington Petróleo e Iberdrola. A programação deste ano está fechada até dezembro. Em maio vai falar para os empresários da rede um representante da El Paso; em junho, da Petrobras RLAM; em junho, da BCH do Brasil; em agosto da Braskem; em setembro, da NEDL; em outubro da Petrobras UN/BA; e em dezembro da Panergy.
A RedePetro Bahia é uma associação que visa promover a competitividade das empresas fornecedoras de bens e serviços do setor de petróleo e gás natural do estado da Bahia. Reúne 40 empresas e conta, além das âncoras do setor, com o apoio de instituições, como Sebrae, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e das secretarias estaduais de Indústria, Comércio e Mineração e de Ciência, Tecnologia e Inovação.