São Paulo – A próxima edição da America’s Cup, a regata mais tradicional do mundo, vai ocorrer em Ras Al-Khaimah (RAK), nos Emirados Árabes Unidos. A escolha do emirado para sediar a competição, que será realizada em fevereiro de 2010, foi anunciada esta semana pela organização do evento.
A seleção do local da corrida cabe ao clube vencedor da edição anterior. Nesse caso, a escolha foi feita pela Sociedade Náutica de Genebra (SNG), à qual pertence a equipe Alinghi, que ganhou a última prova, realizada em Valência, na Espanha, em 2007. “[RAK] oferece um clima perfeito e grandes condições para velejar”, disse o vice-comodoro da SNG, Fred Meyer, segundo nota da organização do evento.
Para acomodar as equipes, os patrocinadores e espectadores, será construída uma ilha artificial de 22 hectares no resort e residencial a beira-mar Al Hamra Village, em RAK. “Nós procuramos por todos os lados por um lugar propício para os dias da competição, em fevereiro. Nós treinamos nos Emirados no inverno com a Alinghi, e no fim nos instalamos em RAK por causa da infraestrutura da Al Hamra Village e porque há um bom vento que vai aumentando durante o dia, similar às condições do Mediterrâneo no verão”, declarou o capitão da equipe, Brad Butterworth.
A 33ª edição da America’s Cup vai ser disputada pela Alinghi e pela equipe desafiante BMW Oracle, do Golden Gate Yacht Club, de São Francisco, nos Estados Unidos. Até a data do evento, porém, tudo pode mudar, já que as duas equipes travam uma batalha na Justiça de Nova York em torno de vários detalhes da competição.
Após o anúncio de RAK como sede, por exemplo, a BMW Oracle anunciou que a escolha contraria decisão anterior das cortes de Nova York e o documento do século 19 que contém o regulamento da regata. A disputa ocorre na metrópole norte-americana porque foi lá que essa antiga escritura foi registrada. A equipe desafiante declarou que está “revendo suas opções”.
De acordo com o jornalista e velejador César Eugênio Dias, de Florianópolis, normalmente a America’s Cup ocorre a cada quatro anos e o desafiante do campeão da edição anterior é o vencedor da Copa Louis Vuitton, realizada no mesmo local e logo antes da competição principal. Desta vez, no entanto, muito do que deveria ser decido no mar está a cargo dos tribunais.
Segundo Dias, os veleiros utilizados têm no máximo 90 pés de comprimento e vence aquele que for melhor em uma série, tradicionalmente, de cinco corridas, realizadas em um percurso pré-determinado marcado com bóias.
A Alinghi vai disputar com um catamarã, ou seja, um veleiro de dois cascos. Já a BMW Oracle deverá competir com um trimarã, barco de três cascos. Apesar das equipes terem nacionalidade, as tripulações, de acordo com Dias, geralmente são internacionais.
A America’s Cup foi criada em 1851. A primeira foi organizada na Inglaterra por ocasião da Grande Exposição de 1851, em Londres. Uma escuna chamada America, construída por cinco sócios do Yacht Club de Nova York, competiu com o britânico Royal Yacht Squadron e venceu a prova, levando o caneco, posteriormente batizado de America’s Cup, para os Estados Unidos.
RAK é um dos sete emirados que compõem os Emirados Árabes Unidos, tem cerca de 300 mil habitantes e uma área de 1,7 mil quilômetros quadrados.