Omar Nasser, da Fiep*
Curitiba – A Romagnole, uma das maiores fabricantes de peças para redes elétricas da América Latina, situada em Mandaguari, no norte do Paraná, está descobrindo o mercado árabe. Por enquanto, as exportações – feitas unicamente para a Arábia Saudita – não ultrapassam US$ 1 milhão. Se depender do interesse da companhia, contudo, a cifra deve aumentar. "Trata-se de um mercado muito promissor, onde esperamos obter bons resultados", afirma Oli Cleiton Vidal, diretor de exportações.
As vendas da empresa para o Oriente Médio começaram em 2004, mas ainda representam parcela pequena do montante de exportações da indústria, explica Vidal. Com uma produção que ultrapassa 1,6 mil toneladas por mês, a empresa tem uma linha composta por cerca de 3 mil itens de ferragens galvanizadas. Para a Arábia Saudita, a Romagnole exporta apenas ferragens eletrotécnicas, peças metálicas utilizadas para fixação da fiação nos postes de energia.
Um dos fatores que torna lenta a abertura de novos mercados para a empresa no Oriente Médio é a falta de normas internacionais que padronizem os produtos de distribuição de energia. "Cada país estabelece as suas próprias especificações", explica Vidal. "A cada novo mercado conquistado os técnicos e engenheiros precisam criar produtos específicos para atender as necessidades daquele país, o que é demorado e exige altos investimentos."
Produtos
A produção da Romagnole é dividida em três linhas: ferragens eletrotécnicas, artefatos de concreto (como postes de energia) e transformadores, que podem ser destinados a aplicações industriais, prediais, linhas de distribuição urbanas e rurais. A empresa também produz fios esmaltados em cobre eletrolítico, o que os torna mais resistentes à abrasão, além de mais flexíveis. Já os postes em concreto podem ser empregados em redes de transmissão, distribuição e de telefonia.
A companhia tem sete unidades industriais, situadas nas cidades de Mandaguari (entre Londrina e Maringá, no Paraná), Pindamonhangaba (SP), Cuiabá (MT) e Itaboraí (RJ). Conta, ainda, com um escritório em São Paulo (SP). Possui representantes em todo o Brasil, nas Américas do Sul e Central e África.
Contato
Romagnole
Rua Rocha Pombo, 335 – Centro
Mandaguari-PR – CEP: 86975-000
Tel.: +55 (44) 3233-8000
E-mail: romagnole@romagnole.com.br
*Federação das Indústrias do Estado do Paraná