Da redação
São Paulo – A Samarco Mineração inaugurou na última semana a sua terceira usina de pelotização. Ela fica no município de Anchieta, interior do Espírito Santo, e vai aumentar em 54% a capacidade de produção de pelotas de minério de ferro da empresa.
O empreendimento teve investimentos de R$ 3,1 bilhões. Durante inauguração, o diretor-presidente da Samarco, José Tadeu de Moraes, destacou que o projeto, além da planta industrial, incluiu uma nova planta de beneficiamento em Germano, no estado de Minas Gerais, e o segundo mineroduto até Ubú, no Espírito Santo. Ele ainda lembrou que foram investidos US$ 150 milhões em compensação ambiental e em equipamentos mais modernos.
Por conta do crescimento do mercado nacional e mundial, Moraes afirmou que a empresa já inicia os estudos para a construção de uma quarta usina pelotizadora. A previsão é de que os estudos de viabilidade técnica e de impacto ambiental estejam concluídos em um prazo de 18 meses. "A nova expansão deve contemplar investimentos também no Porto de Ubú, visto que sua capacidade de embarque se esgota com a entrada em operação da terceira usina", disse.
Sediada em Belo Horizonte, a Samarco Mineração é uma empresa de lavra, beneficiamento, transporte, pelotização e exportação de minério de ferro que tem como acionistas a Companhia Vale do Rio Doce e a BHP Billiton, cada uma com 50% das ações. Seu principal produto é a pelota de minério de ferro, um dos principais insumos da siderurgia. Produz pelotas para alto forno e para redução direta.
A companhia mantém unidades industriais em Ouro Preto e Mariana (MG), onde se localiza a Unidade de Germano, de mineração e beneficiamento; e Espírito Santo, no município de Anchieta, onde está a Unidade de Ponta Ubú, que compreende a pelotização e o porto, responsável por exportar toda a produção. A empresa também possui um mineroduto de 396 quilômetros que tem capacidade para transportar 16 toneladas anuais de polpa de minério de ferro de Minas Gerais para o Espírito Santo.