Marina Sarruf
São Paulo – Uma vez por ano um lojista da Arábia Saudita vem para o Brasil para encomendar as sandálias da UZA Calçados, empresa com sede em Jaú, interior de São Paulo. A escolha dos modelos é feita durante a Francal, feira do setor realizada uma vez por ano em São Paulo. "Ele compra entre 300 e 400 pares por ano, não é um pedido grande, mas já é nosso cliente", afirmou o proprietário da companhia, Alessandro Garcia.
Há três anos o empresário saudita importa da empresa brasileira. Segundo Garcia, ele sempre escolhe sandálias com muitas pedras e brilhos, que são modelos para festa. "Não fazemos nenhuma adaptação, exportamos os mesmos modelos que produzimos para o mercado interno", disse. A única diferença é que as sandálias vão com o nome da marca árabe. Cerca de 30% dos sapatos vendidos pela empresa não levam marca própria.
Todos os sapatos produzidos pela UZA Calçados são elaborados pela designer Patrícia Garcia, esposa de Alessandro. "Ela se inspira nos modelos europeus e adapta para moda brasileira", disse o empresário. Além das mulheres sauditas, os sapatos da empresa brasileira também são calçados pelas portuguesas, espanholas e israelenses. No entanto, o forte da companhia é o mercado nacional. "Menos de 5% da nossa produção é voltada para o mercado externo", afirmou Garcia.
De acordo com ele, todos os contatos com importadores são feitos nas feiras Couromoda e Francal, que ocorrem anualmente. Porém, ele acredita que nas últimas edições dos eventos compareceram menos importadores devido a desvalorização do real frente ao dólar, o que torna o preço dos calçados brasileiros maior. Mesmo assim, na Couromoda deste ano, que ocorreu entre os dias 15 e 18 de janeiro, o estande da UZA Calçados recebeu lojistas dos Estados Unidos, África, Espanha e Israel.
No total, a empresa apresentou 15 novas linhas de sapatos na Couromoda, o que significa cerca de 150 modelos, entre sapatilhas, scarpins, sandálias e botas. Para coleção outono-inverno, a UZA traz novidades em camurça, pelica, verniz, estampas de animais e aplicações de cristais, laços e fivelas. Segundo Garcia, a meta da empresa era aumentar entre 15% e 20% as vendas. "Acredito que conseguimos atingir a meta. Vendemos cerca de 20 mil pares", disse.
A UZA Calçados foi fundada há cinco anos e tem uma produção anual de 110 mil pares. Segundo Garcia, no verão são produzidos cerca de mil pares e no inverno 800. A empresa emprega 150 funcionários.
UZA Calçados
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