Omar Nasser, da Fiep*
Curitiba – Nos dias 3 e 4 de agosto Curitiba será sede do Seminário Nacional "Estratégias de Desenvolvimento Industrial nos Estados", promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Durante o evento, representantes dos governos estaduais e federações de indústria, empresários e pesquisadores de todo o país vão mapear as políticas públicas estaduais, programas e melhores práticas de desenvolvimento industrial implementadas nos últimos anos no Brasil. As discussões resultarão em um conjunto de sugestões e recomendações aos governos estaduais eleitos em 2006.
Realizado pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o evento, restrito a convidados, é o primeiro no país a discutir políticas estaduais de desenvolvimento com a participação de representantes dos 27 Estados.
A apresentação das experiências possibilitará o alinhamento das iniciativas estaduais com as diretrizes da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) e o intercâmbio de planos bem-sucedidos, além de identificar complementaridades e sinergias entre as políticas.
"É fundamental que as políticas públicas desenhadas, implementadas e avaliadas pelos Estados estejam em consonância com as estratégias definidas nacionalmente para a promoção do desenvolvimento industrial do Brasil, o que não impede que os Estados tenham temas específicos de acordo com o potencial e as vocações regionais", afirma Alessandro Teixeira, presidente da ABDI. Ele abre o Seminário com palestra sobre as Políticas Industriais nos Estados e as Articulações com a Política Nacional.
O presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, que também participa da abertura do seminário, considera imprescindível para o desenvolvimento do país e dos estados a implantação de uma política industrial. Ele tem defendido esta proposta como presidente do Conselho Temático Permanente de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico (Copin) da CNI. "A política industrial é o instrumento necessário para a promoção da inovação dentro das empresas", argumenta.