Algérie Presse Service
Argel – A empresa petroleira argelina Sonatrach firmou contrato com o consórcio espanhol Repsol-Gas Natural para a realização do projeto de gás natural integrado de Gassi-Touil-Rhourde-Nouss, a cerca de 100 km ao sul da região de Hassi Messaoud. O projeto tem um custo de investimento estimado entre US$ 3,0 e 3,5 bilhões. O contrato tem duração de 30 anos e o projeto deve ser realizado em 48 meses. A produção deve começar em setembro de 2009.
O contrato foi assinado pelo presidente da Sonatrach, Mohamed Meziane, da Gas Natural, Salvador Gabaro, e da Repsol, Antoine Brufau, na presença do Ministro da Energia e Mineração, Chakib Khelil e do embaixador da Espanha na Argélia.
O projeto de gás natural integrado de Gassi-Touil cobre as atividades de exploração, desenvolvimento, liquefação e comercialização, e é relativo à perfuração de 52 poços de desenvolvimento e à retomada de 16 poços existentes. O projeto engloba também a construção de instalações na superfície para o tratamento (extração de condensado e gás liquefeito de petróleo – GLP) de 22 milhões de metros cúbicos ao dia de gás bruto.