São Paulo – A subsidiária de alimentação de bordo da empresa aérea portuguesa TAP passou a contar este mês com certificação halal, o que garante que as refeições servidas sob esta designação são preparadas de acordo com princípios islâmicos. A Cateringpor informou à ANBA que buscou o selo para atender a Emirates Airline, que começou a voar de Dubai a Lisboa no dia 09.
De acordo com a companhia, o fornecimento de alimentos halal é feito a pedido do cliente, portanto o serviço para não muçulmanos segue o mesmo. A certificação foi feita pela Comunidade Islâmica de Lisboa.
Para conseguir a chancela, a empresa diz que procurou matérias-primas já certificadas "e um rigoroso processo produtivo, suportado em utensílios e fluxos de trabalho que garantam a inexistência de contatos com ingredientes ‘haraam’, ou seja, não respeitadores de preceitos do Corão". Entre estes ingredientes estão carne de porco e bebidas alcoólicas, vetados pela religião.
A Cateringpor avalia que a certificação "valoriza" seu serviço, na medida em que o torna "mais diversificado e mais multicultural" e é "uma forma de adaptação da empresa às novas necessidades de mercado". "Para já, foi fundamental para conquistar mais clientes (a Emirates)", destacou a companhia.
A Cateringpor é resultado de uma associação da TAP com a empresa de catering de aviação LSG Sky Chefs, que pertence à alemã Lufthansa. Cada uma detêm, respectivamente, 51% e 49% de participação. Ela atende companhias aéreas que operam no Aeroporto de Lisboa.