São Paulo – O Sport Club Internacional, de Porto Alegre, está avaliando uma proposta do Al Jazira Football Club, time de Abu Dhabi, dos Emirados Árabes Unidos, pelo volante Pablo Horacio Guiñazu. O jogador é argentino, mas está no Internacional há cerca de um ano. O clube árabe tem a sua equipe comandada pelo ex-técnico do time porto-alegrense, o carioca Abel Braga.
A assessoria de comunicação do clube confirma a existência da negociação. A primeira proposta foi feita há cerca de três semanas, mas não foi aceita pelo Internacional, que tem o passe do jogador. O clube de Abu Dhabi, então, aumentou a sua oferta para US$ 4,5 milhões, segundo informações extra-oficiais. Guiñazu foi comprado pelo Internacional, do Libertad, do Paraguai, por cerca de US$ 1 milhão, no ano passado.
O jogador tem 29 anos e nasceu na cidade de General Cabrera, na província argentina de Córdoba. As principais características de Guiñazu são a forte marcação e movimentação dentro de campo. Em função disso, no Brasil, Guiñazu recebeu, por parte da torcida, o apelido de “El perro loco”. Em português, a expressão quer dizer “cachorro louco”. O argentino foi campeão gaúcho pelo Internacional este ano.
Guiñazu também foi campeão no Torneio de Abertura, da Argentina, em 2002, pelo Independiente, e do Torneio de Abertura do Paraguai, em 2006, pelo Libertad. O meia ainda atuou pelo Newell’s Old Boys, da Argentina, Peruglia, da Itália, e pelo Saturn, da Rússia. No Newell’s Old Boys Guiñazu atuou em duas oportunidades, uma delas no começo da carreira. Pelo Internacional de Porto Alegre, Guiñazu fez dois gols.
O Internacional foi, em janeiro deste ano, campeão da Dubai Cup, torneio promovido no emirado com grandes clubes internacionais de futebol. O time gaúcho venceu, no final da Copa, o Internazionale, de Milão, por dois gols a um. Guiñazu participou da disputa e foi eleito, pela torcida do Internacional, no site do clube, o melhor jogador da decisão. Apesar disso, ele sofreu uma entrada violenta e saiu machucado do jogo.