São Paulo – O movimento de passageiros nos aeroportos ao redor do mundo foi de 297,7 milhões de pessoas em setembro, um aumento de 9% em comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com informações divulgadas esta semana pelo Airport Council International (ACI), associação que reúne empresas de administração aeroportuária.
Considerado “excelente” pela entidade, o crescimento mensal foi o maior do ano até agora. Segundo o ACI, os resultados foram liderados pelos aeroportos do Oriente Médio, com 20% de aumento no número de passageiros, e da América Latina e Caribe, com 15,5% de ampliação.
Nesse sentido, os aeroportos internacionais de São Paulo, maior cidade do Brasil, e de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, estão entre os que registraram maior crescimento de trânsito em setembro. A movimentação no primeiro aumentou 28,5% e, no último, 25%. Houve ampliação expressiva também nos aeroportos de Londres, Frankfurt, Hong Kong, Xangai, Munique, Cingapura, Incheon (Coreia do Sul) e Moscou.
“Os grandes centros internacionais estão na dianteira dos resultados positivos”, diz nota do ACI, acrescentando que houve uma “forte retomada das viagens de negócios”. “Os números refletem, em boa parte, o crescimento econômico registrado pelo Brasil, China e Alemanha, o que gerou forte atividade de negócios e confiança dos consumidores em mercados emergentes e exportadores”, afirma a nota.
Em termos absolutos, o fluxo de passageiros em setembro foi liderado pela Europa, seguida da Ásia/Pacífico, América do Norte, América Latina e Caribe, África e Oriente Médio. No acumulado do ano, houve aumento de 6,5% no movimento dos aeroportos em relação ao mesmo período de 2009.
O transporte de cargas aéreas, por sua vez, aumentou 11,5% em setembro, após ter atingido o pico de 28% de crescimento em maio, segundo o ACI.