Da redação
São Paulo – A Transpetro, subsidiária da Petrobras voltada para o setor de transportes, anunciou hoje (07) a lista dos consórcios habilitados na primeira fase de pré-qualificação da licitação para a modernização de sua frota de navios petroleiros. Dos 11 consórcios inscritos, a companhia considerou oito aptos a passar para a próxima fase.
Os grupos habilitados são o Estaleiro Rio Grande, em associação com o japonês Ishikawajima; o consórcio Kepper Fels Brasil, formado pelo brasileiro Brasfel, o Keppels Fels, de Cingapura, e o Daewoo, da Coréia do Sul; o Rio Naval, dos brasileiros Sermetal-Ivi, IESA e MPE e da coreana Hyundai; o Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez, junto com a japonesa Mitsui; o Estaleiro Itajaí; o Consórcio Rio Grande, uma associação das brasileiras Aker Promar e Queiroz Galvão, com o norueguês Aker e a coreana Samsung; o estaleiro Mauá Jurong, em parceria com a Maric CSSC, da China; e a Eisa Montagem, em associação com o coreano STX.
O programa de modernização da frota da Transpetro prevê investimentos de US$ 1,9 bilhão para a construção de 42 navios, que têm que ser fabricados no Brasil, sendo que o primeiro deverá ser lançado ao mar em 2006.