Agência Brasil
Rio – A Transpetro, subsidiária da Petrobras para o setor de transporte e logística, anunciou ontem (12) a conclusão das negociações com o consórcio Atlântico Sul para a construção de dez petroleiros de grande porte, do tipo Suezmax (com calado para navegar pelo Canal de Suez). E encerrou a primeira fase da licitação que vem realizando no âmbito do Programa de Modernização e Expansão da Frota Nacional de Petroleiros para a construção de 42 embarcações de grande porte.
Os 26 navios previstos nessa primeira fase custarão à estatal US$ 2,48 bilhões, em encomendas aos estaleiros nacionais. Deste total, US$ 1,209 referem-se aos do tipo Suezmax.
O consórcio Rio Atlântico é formado pelos grupos Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Queiroz Galvão, além do estaleiro Aker Promar. Nas negociações com o grupo, a Transpetro conseguiu reduzir para US$ 120,9 milhões o preço médio dos navios – o valor inicialmente ofertado pelo consórcio era de US$ 141 milhões.
No mês passado, a subsidiária da Petrobras fechou negociações para a construção de 16 navios ao custo de US$ 1,27 bilhão – valor 16,2% inferior ao preço apresentado pelos estaleiros. Neste caso, apesar da redução, o preço dos petroleiros ainda ficou até 3% acima do preço médio internacional de construção de embarcações semelhantes.