Emirates News Agency*
Dubai – O grande volume de viajantes árabes de alto poder aquisitivo está fazendo aumentar o número de órgãos internacionais de promoção de turismo nos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), união aduaneira que inclui o Bahrein, Kuwait, Catar, Omã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. A população do bloco gasta mais de US$ 12 bilhões por ano em viagens internacionais.
Pelo menos seis novos escritórios de promoção de turismo de países da Europa, Ásia e África começaram a operar este ano somente em Dubai, nos Emirados Árabes. Alemanha, Turquia, Chipre, Cingapura, Malásia e Marrocos seguiram os passos da VisitBritain, instituto oficial de turismo do Reino Unido, e do India Government Tourist Office, do governo da Índia, que já tinham representação na região
"Segundo a Organização Mundial do Turismo, turistas árabes dos países do Golfo gastam mais de US$ 12 bilhões em férias no estrangeiro. É um mercado muito atraente", disse Chris Chackal, diretor da Reed Travel Exhibitions, empresa organizadora do Arabian Travel Market, principal feira de negócios de viagens e turismo da região.
"A Arábia Saudita é um dos maiores mercados. Os turistas de lá gastam US$ 6,7 bilhões anualmente em viagens internacionais, o que representa cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país", disse Chackal. Segundo ele, os viajantes dos Emirados Árabes gastam US$ 4,9 bilhões, uma média de US$ 1,7 mil por viagem, valor US$ 500 maior do que a média do turista europeu.
"Na edição deste ano do Arabian Travel Market contamos com a presença de 43 escritórios de promoção de turismo, o que indica o grande potencial do Oriente Médio", afirmou Chackal. O German Tourist Board (GTB), por exemplo, escritório alemão de promoção de turismo, que abriu seu escritório no começo do ano, informa que até maio de 2005 o número de noites passadas na Alemanha por turistas do GCC aumentou em mais de 15%.
"A Arábia Saudita, sendo o principal mercado, representou mais de 50% do total. Já os Emirados e o Kuwait contribuíram com 15% cada", disse Heike Murad, gerente do GTB para o Golfo. "O GCC é um mercado estratégico para o turismo alemão e nós esperamos que o crescimento continue no resto de 2005, como vem acontecendo nos últimos cinco anos", disse ela.
Londres continua a ser o destino europeu favorito entre os turistas do Oriente Médio. A cidade é escolhida por 85% dos turistas do Golfo que visitam a Grã Bretanha. De acordo com Carol Maddison, gerente de marketing regional da VisitBritain, visitantes do Oriente Médio gastam em média US$ 1.098 por visita, três vezes mais do que a média mundial.
"Em 2004 nós recebemos 414 mil visitantes do Oriente Médio, o que representa um aumento de 11% sobre 2003, com um gasto de mais de US$ 1 bilhão, um aumento de 8% sobre o ano anterior. Estimamos que na primeira metade de 2005 tenha ocorrido um aumento de mais de 22%", disse Carol.
A VisitBritain recentemente expandiu suas operações no GCC com o lançamento de uma central de contatos em Dubai, para atender a dúvidas e perguntas sobre turismo, cultura e educação. O órgão pretende lançar ainda mais centrais nos principais mercados do Oriente Médio.
*Tradução de Silvia Lindsey