Omar Nasser, da Fiep*
Curitiba – Há 19 anos as águas do mar trouxeram o capitão da marinha mercante egípcio Ashraf Amin El-Waan ao Brasil. Após criar e consolidar no país o Grupo El Baraka, que atua no comércio de artigos árabes, os ventos da globalização o levam ao outro lado do mundo. O empresário vai fixar residência em Guangzhou, na China. É de lá que ele vai comandar a Le Monte of Hong Kong, empresa de consultoria em comércio exterior. Criada por ele e pelo irmão Mohamed, seu objetivo é colocar as companhias brasileiras em contato com as oportunidades oferecidas pelo mercado asiático, onde estão alguns dos centros econômicos mais dinâmicos do mundo.
A Le Monte of Hong Kong já conta com uma rede de seis escritórios no exterior: dois deles na cidade chinesa de Guangzhou, capital da província de Guangdong; em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Cairo, no Egito, Bangkok, na Tailândia, e Nova Delhi, na Índia. A estas unidades soma-se a filial de Curitiba, cidade onde Ashraf fixou residência quando chegou ao Brasil. É a partir da capital paranaense que serão administradas as operações brasileiras da empresa.
A proposta da Le Monte of Hong Kong é oferecer ao empresário brasileiro uma gama completa de serviços de consultoria em comércio exterior. "Nosso objetivo é criar uma grande parceria com empresários brasileiros, disponibilizando toda a nossa experiência adquirida nesses anos de negociações com a China, que vai desde a prospecção de oportunidades à negociação e logística. Oferecer segurança nas negociações, melhores preços, qualidade e principalmente a transparência nas relações comerciais é a forma de trabalho que a Le Monte tem como prioridade," diz Ashraf.
Outro objetivo da Le Monte é manter as indústrias brasileiras informadas sobre as mudanças tecnológicas e tendências em produtos e processos dentro do segmento de interesse. "A China transformou-se num centro de inovações que dita tendências para o mundo, em vários segmentos da indústria e do setor de serviços. Isso significa insumos e processos de custo mais baixos e mais criativos, o que leva a ganhos de preço e produtividade", explica El Waan.
A Le Monte of Hong Kong busca eliminar entraves que dificultam o avanço das empresas no comércio internacional, como falta de informação, insegurança e diferenças culturais. De acordo com Conceição Borges, responsável pela área Comercial-Brasil da empresa, há uma desconfiança geral em relação à qualidade dos produtos chineses. Ela destaca, no entanto, que, atualmente, há grandes marcas mundiais instaladas na China, fabricando produtos de alta qualidade e sofisticação, reconhecidas mundialmente. E também existe desconfiança no sentido contrário, em relação ao Brasil. Ao aproximar empresas de ambos os países, a Le Monte colabora para que as dúvidas desapareçam e surja uma relação comercial mais profícua.
O Ashraf
A Le Monte of Hong Kong nasceu do idealismo e da experiência de Ashraf. Em 1989, este egípcio natural da cidade de Suez chegou ao Brasil num navio grego que prestava serviços para a Petrobras. Durante 27 meses, percorreu as costas brasileiras, de Salvador ao Rio Grande. Apaixonou-se pelo país. Em Paranaguá, no litoral paranaense, conheceu a brasileira Rose, com quem se casou. Subiu a Serra do Mar e fixou residência em Curitiba, onde montou uma loja de roupas, artesanato e artigos de decoração árabes. Seus quatro filhos nasceram na cidade.
O negócio prosperou e, hoje, passados 14 anos, o Grupo El Baraka tem 23 lojas em todo o Brasil. É dono de quatro marcas, três delas atuando no ramo varejista: Mundo Egípcio, que tem boutique e vende móveis e artigos árabes de decoração; ChocoMenta, que comercializa acessórios e moda; e Dandasha, especializada também em moda, acessórios e artigos de decoração. No setor atacadista tem a El Baraka.
A idéia de criar uma empresa nos moldes da Le Monte começou a brotar dos problemas que El-Waan encontrou ao trazer peças do exterior. A mercadoria, às vezes, não chegava no prazo. Ou, simplesmente, não chegava. Houve ocasiões, inclusive, em que o contêiner oferecia surpresas desagradáveis, como produtos diferentes do que havia sido contratado. "Quando comecei a fazer as compras para abastecer as lojas, tinha dificuldades em termos de qualidade e quantidade", conta El-Waan.
Ao se referir à China, o empresário é categórico: "É um país que tem oportunidades enormes, mas dificuldades grandes, em termos de idioma e cultura". Contar, no extremo Oriente, com alguém que conhece – bem – os obstáculos e oportunidades de negócios é meio caminho andado para quem deseja abocanhar parte dos benefícios econômicos oferecidos pela região.
Serviço:
Empresa: Le Monte of Hong Kong
Endereço Brasil: Rua Comendador Araújo, nº143 – conjunto 65 – Curitiba/PR.
CEP: 80.420-900
Telefone: 00 55 41 3223-5000
Endereços China:
Office I: RmN510 HengSheng Building, nº 203. HuanShi Zhong Road, Guangzhou. ZIP: 510010.
Telefone: +86 20 8669-9915
Office II: Room 3205. Metro Plaza, nº 183. North Tianhe Road, Guangzhou.
Telefone: 020-3847-0125
FAX: 020-3847-0120
Internet: www.le-monte.com
*Federação das Indústrias do Paraná