Da redação
São Paulo – A Usiminas, siderúrgica brasileira, passou a integrar hoje (25) o Índice Dow Jones Global de Sustentabilidade. Negociado na Bolsa de Nova York, o índice é formado por companhias que tem forte responsabilidade ambiental e social. Além da Usiminas, apenas outras duas siderúrgicas compõem o índice: a coreana Posco e a australiana Bluescope Steel. Para integrar o índice as empresas passam por uma seleção rigorosa.
Neste ano, 42 companhias foram inseridas no índice e 33 foram excluídas. Além da Usiminas, outras seis empresas brasileiras já figuram no índice. São Aracruz, Bradesco, Itaú Holding Financeira, Cemig, Itaúsa Investimentos e Petrobras. A avaliação para a entrada no índice inclui exame do planejamento estratégico da companhia, transparência na gestão, governança corporativa, relacionamento com clientes e fornecedores, atuação sócio-ambiental, gerenciamento de riscos e políticas de recursos humanos.
"Trata-se de um dos índices mais importantes e cobiçados do mundo. O universo de seleção é composto por 2.500 companhias e poucas conseguem integrar a lista do Índice Dow Jones Global de Sustentabilidade", disse o presidente da Usiminas, Rinaldo Campos Soaresa, em nota divulgada pela empresa. O índice é chamado de DJSI Global. O Sistema Usiminas é o maior complexo siderúrgio de aços planos da América Latina e um dos maiores do mundo. A companhia é líder no mercado nacional no seu segmento.
O Sistema Usiminas, que tem como principais empresas a Cosipa e a Usiminas, teve lucro líquido de R$ 1,4 bilhão no primeiro semestre deste ano, 38% maior do que no mesmo período do ano passado. As vendas ficaram em 3,9 milhões de toneladas, 2% inferiores ao volume comercializado no primeiro semestre de 2006. A receita obtida no período, no entanto, alcançou R$ 6,7 bilhões e teve crescimento de 12% sobre os mesmos meses do ano passado.
Melhores preços pagos pelos produtos somados a redução de despesas e aumento de vendas no mercado interno, principalmente de produtos de maior valor agregado, influenciaram no desempenho, segundo a companhia. O Sistema Usiminas encerrou o primeiro semestre deste ano com participação de 52% no mercado brasilerios de aços planos. Os maiores destinos das exportações da companhia no período foram Estados Unidos, seguido por Alemanha, Espanha, Argentina, México, Tailândia, Índia, Reino Unido, Chile e Equador.
A Usiminas mantém programas sociais e de responsabilidade ambiental. Um deles é o projeto Xerimbabo, que leva discussão e instrução sobre a conservação do meio ambiente a locais da comunidade, principalmente escolas, por meio de cursos, seminários, palestras e exposições. Ele começou a ser levado adiante em 1984 e hoje já se espalhou pela região de Minas Gerais onde a empresa está inserida e seus arredores. Há também, entre outros vários projetos levados adiante, o programa Áreas Verdes, que tem por objetivo reflorestar áreas degradadas pela ação humana.